Pets estão presentes em pelo menos 70% dos lares brasileiros
Com diversidade de marcas e componentes, a venda de alimentação representa 73,9% do faturamento em todo o país
Eles estão cada vez mais presentes nos lares brasileiros, principalmente após a pandemia do Covid-19, quando mais famílias passaram a adotar ou comprar cães e gatos. Atualmente, o IBGE estima uma população de cerca de 149,6 milhões de animais de estimação, colocando o Brasil como terceiro país no ranking mundial. De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal, pelo menos 70% da população possui pet em casa.
O mercado pet representa 0,36% do PIB brasileiro, acima de setores como utilidades domésticas e automação industrial. O maior faturamento vem da alimentação, com 73,9% do faturamento. A venda de ração passou a ser uma das prioridades de mercados e atacadistas, que passaram a focar em espaços destinados não apenas à alimentação, mas a itens de higiene, limpeza e até itens como brinquedos, coleiras, entre outros.
“No setor destinado aos pets, contamos com um mix variado de marcas de ração para cães, gatos e pássaros. Esse é um espaço que foi sendo ampliado para atender essa demanda cada vez mais crescente na sociedade”, diz a gerente do Fort Atacadista Cônsul Assaf, Viviane Casado Silva. Nas gôndolas é possível encontrar alimentações específicas por idade e tamanho e até as enriquecidas para os bichinhos de quatro patas, isso porque cada pet possui necessidades baseadas no porte, tempo de vida, estilo de vida e condições de saúde.
Na hora de escolher, é preciso atenção aos ingredientes para levar para casa mais saúde para os pequenos. Uma das dicas é observar os rótulos e evitar os que contam com corantes artificiais, que podem ser prejudiciais, com exceção dos naturais. Adoçantes também devem ser evitados pois podem resultar em diabetes e outras doenças. Na tabela nutricional, a carne e farinha de carne devem aparecer no início, porque contém uma grande concentração de água e trazem os nutrientes, vitaminas e minerais necessários. “Dentre as marcas, estão disponíveis basicamente quatro tipos de classificações: econômica, standard, premium e super premium, sendo essas duas últimas com ingredientes e maior qualidade e valor nutricional”, complementa Viviane.
Em Mato Grosso do Sul são dez unidades do Fort Atacadista: Loja Cafezais, Cônsul Assaf, Coronel Antonino, Getúlio Vargas, Guanandi, Parati, Norte Sul Plaza, Tiradentes, Três Barras e União.
No site do Fort Atacadista estão todos os endereços, telefones e horários de funcionamento das lojas disponíveis em: www.fortatacadista.com.br/nossas-lojas/
Sobre a rede Fort Atacadista — Criada em 1999, com a abertura de sua primeira unidade na cidade de Joinville, em Santa Catarina, a rede Fort Atacadista é a bandeira de atacarejo do Grupo Pereira, um dos maiores varejistas de alimentos do Brasil. Com 52 unidades distribuídas nos estados de Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiás e no Distrito Federal, o Fort Atacadista se destaca pelos preços competitivos, pela excelência em produtos perecíveis e pela arquitetura moderna de suas lojas, que oferece layout planejado para facilitar a jornada de compra do cliente, além das facilidades de pagamento e benefícios oferecidos pelo Vuon Card, cartão de crédito próprio do grupo.
Fundado em 1962, em Santa Catarina, o Grupo Pereira é detentor ainda de redes de varejo alimentar, atacado de distribuição, farmácias e dois postos de combustível, além do braço financeiro Vuon e de logística Perlog. Com mais de 16 mil colaboradores, está presente nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste. Saiba mais em www.fortatacadista.com.br e www.grpereira.com.br.