brMalls inaugura mais de 240 operações em shoppings com a presença das principais varejistas até o final de 2021
Novidades são reflexos da recuperação das atividades em todo o país. Segmentos de moda e gastronomia mostram resiliência e relevância
Com o andamento da vacinação e os aprendizados colhidos com a pandemia, varejistas de todo o Brasil já projetam um cenário mais otimista no curto prazo. Essa perspectiva já é notada nos 26 shoppings administrados pela brMalls, que inauguram mais de 240 operações ainda este ano e contam com possibilidades de aumentar esse número dado o ritmo acelerado de comercialização. Resilientes e ainda mais integrados à multicanalidade, os shoppings fortalecem seu portfólio com a chegada de novas operações de grandes marcas como Reserva, Decathlon, Coco Bambu, TokS&tok, Magazine Luiza, Cobasi, entre outras.
Ao longo de 2021, a brMalls já assinou mais de 300 novos contratos com ênfase em marcas de gastronomia, serviços e moda – sinais claros de uma retomada acelerada chegando a patamares de 90% do volume assinado em 2019 e quase 90% acima do registrado em 2020. Destaque para a forte expansão de marcas de relevância nacional, como as megalojas da Tok&Stok, Petz, Decathlon, St. Marche e operações satélites como Reserva, Farm, Track&Field e Chilli Beans, reforçando a atratividade dos empreendimentos para os consumidores e retomada das vendas. As operações com as principais redes do país representam 60% do total de Área Bruta Locável (ABL) da brMalls e 31% do total de lojas existentes em todo o portfólio.
“Aos poucos, estamos percebendo um comportamento do varejo muito semelhante ao que já temos observado no exterior, especialmente em países com índice de imunização mais avançado. Os consumidores estão retornando aos hábitos pré-pandemia e estimulando a recuperação de segmentos que foram bastante impactados, como moda e gastronomia, por exemplo”, avalia Vicente Avellar, Diretor Executivo de Operações da brMalls.
Uma categoria que ganha tração e já vinha em uma curva ascendente com clientes mais propensos a buscar lazer e boa culinária é o de Gastronomia, com 19% em relação ao total comercializado. Este dado também foi impulsionado pelos investimentos em expansão de franquias e redes de restaurantes como é o Cabana Burger e Coco Bambu, por exemplo. A casa de hamburgueres abriu recentemente operações no São Bernardo Plaza (SP) e NorteShopping (RJ) e vai abrir também no Mooca Plaza (SP). A rede de restaurantes especializada em frutos do mar inaugurou em fevereiro uma unidade no NorteShopping e, também estará presente com o seu famoso menu nos empreendimentos Catuaí Maringá (PR), Del Rey (MG) e Campo Grande (MS).
O de Serviços, com relevância crescente passa os consumidores que buscam uma experiência completa nos shoppings, já responde por 29% do montante negociado na companhia, puxado por franquias voltadas para bem-estar, beleza e estética. Moda foi a categoria com maior volume de comercialização e mostrou a sua relevância no mix mesmo após os impactos sofridos pela crise. Em 2021, o segmento representa 44% do total comercializado.
A chegada dessas novas operações reforça a resiliência do portfólio brMalls que mira uma retomada mais rápida aos níveis pré-pandemia. “A gente já vinha numa jornada de transformação e de consolidação dos nossos ativos priorizando o melhor do mix com uma gama de serviços, entretenimento diversificado aliados a uma boa gastronomia. Ao mesmo tempo oferecemos uma nova experiência multicanal por meio de nossas soluções digitais seja via delivery, e-shoppings e até mesmo o serviço de assistente de compras, contribuindo para uma preferência dos nossos parceiros comerciais a apostarem em nossos empreendimentos nessa retomada da economia” – finaliza Vicente.
Sobre a brMalls
A brMalls é referência no setor de varejo no Brasil e tem em seu portfólio 31 shoppings centers – sendo 26 de administração própria e outros cinco com participação – relevantes nas cinco regiões do país. Os estabelecimentos estão presentes nos estados do Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Orientada pela inovação e com o propósito de transformar seus espaços em destinos de felicidade e oportunidades, a companhia busca promover – com um mix diversificado – a melhor experiência ao consumidor e gerar resultados sólidos e de longo prazo para lojistas e investidores.