Espaços colaborativos se espalham do escritório à gastronomia e se transformam em opções de negócios e lazer
Uma novidade tem conquistado os campo-grandenses: são os espaços colaborativos, locais onde as pessoas podem compartilhar conhecimento e ter novas experiências. Desde ambientes em que profissionais de diferentes áreas dividem um mesmo escritório, cooperando entre si, até ambientes em que parceiros se unem por um objetivo comum, em busca de envolvimento e conexão entre os participantes.
O coworking, por exemplo, é um modelo que se baseia no compartilhamento de espaço e recursos de um local, reunindo pessoas que trabalham não necessariamente para a mesma empresa ou na mesma área de atuação, podendo inclusive reunir entre os seus usuários profissionais liberais, empreendedores e usuários independentes. É uma ótima solução para aumentar a produtividade e fazer novos contatos de negócios, uma vez que também fomenta o networking.
O último Censo Coworking Brasil, realizado em 2018, ajuda a mostrar como essa tendência explodiu de anos para cá. Em 2015 existiam 238 locais de coworking no Brasil, agora já somam mais de 1190. A empresa pioneira no Estado foi a Park Office Escritório Virtual. “Sempre acreditei que o futuro será colaborativo. As novas gerações vêm provando isso, como é o caso do Uber, dos escritório virtuais ou coworkings e dos colivings”, pontua. Conta também o fator financeiro, uma vez que fazer uso de um coworking sai mais em conta do que ter um ponto comercial tradicional. Roberta explica ainda que outra vantagem é a rede de relacionamento que se cria entre os clientes e parceiros.
Quem também percebeu o crescimento nesse tipo de negócio foi Josué Sanches, que decidiu investir no Conectivo Coworking e Escritório Virtual. “No início de 2016 começamos a operar com metade da ocupação, cerca de seis pessoas. Hoje temos duas estruturas com 40 estações de trabalho, oito salas privativas e salas de reuniões, conferências e cursos”, conta.
Ele aponta ainda que trabalhar em coworkings é estar alinhado ao futuro e à economia compartilhada, otimizando os recursos do planeta e pensando de forma colaborativa, cooperada e compartilhada. “Viveremos num mundo onde ter já não faz mais muito sentido. Queremos usufruir, experimentar. Os coworkings explodiram e hoje vemos as empresas abandonando suas caras estruturas e buscando postos de trabalho em locais compartilhados”, afirma.
Gastronomia colaborativa – Além desses coworkings, bastante voltados a trabalhos com uma pegada mais de escritório, também existem os ambientes colaborativos pensados para quem atua com gastronomia. É o caso do Clube Gourmet do Shopping Campo Grande. Um espaço inovador que visa a colaboração gastronômica, buscando atender a parceiros, lojistas, chefs, restaurantes e consumidores que queiram incentivar a realização de encontros ou eventos culinários.
Inaugurado no início de fevereiro, instituições de ensino da área de gastronomia e chefs parceiros estarão à frente de momentos como aulas práticas e compartilhamento de conteúdo gastronômico, como workshops, palestras e eventos diversos.
O superintendente do Shopping, Rodolfo Alves, acredita que o espaço estimula a interação entre as pessoas e, de quebra, privilegia a gastronomia do Estado. “O Clube Gourmet do Shopping Campo Grande vem para ampliar ainda mais o alcance da gastronomia em nossa região, proporcionar novas descobertas, em um ambiente aconchegante e de conexão”, afirma. Para a líder de Marketing do Shopping, Maria Eduarda Delgado, em pouco mais de um mês de sua inauguração, o Clube Gourmet tem fomentado, inclusive, debates e projetos para mais eventos na área. “Os chefs já entenderam que esse é um espaço de troca e colaboração. Já há uma grande procura desse público para alinhar ações e novos eventos no local”, complementa.
A primeira campanha do Shopping aconteceu em fevereiro, com diversas palestras, workshops e aulas colaborativas sobre gastronomia regional. O Clube Gourmet agora segue aberto para atender parceiros, lojistas, chefs, restaurantes e consumidores que queiram incentivar a realização de encontros ou eventos culinários, com a proposta de criar experiências memoráveis.
São parceiros do Espaço Gourmet: Camicado, Panan, Dell Anno, Senac e Tom Plantas, com o patrocínio da MSGás.