Holding da CCR MSVia é referência em sustentabilidade e governança corporativa
Meio Ambiente, Social e Governança: esta e a tradução do inglês da sigla ESG (Enviromental, Social and Governance), três letras que passaram a definir o que é sustentabilidade no ambiente corporativo. O Grupo CCR, companhia de infraestrutura orientada para mobilidade humana e responsável pela CCR MSVia, está entre as empresas referência em sustentabilidade e governança corporativa de 2022 segundo o Guia Melhores do ESG 2022, da Revista Exame.
A trajetória da CCR com a agenda ESG é relevante. Em 2002, por exemplo, foi a primeira companhia a aderir ao Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo. Agora, duas décadas depois, o ESG se tornou um dos cinco eixos da ambição estratégica do Grupo.
A CCR aprovou, em 2021, plano Diretor de ESG junto ao Conselho de Administração. O movimento permitiu à companhia a revisão da Matriz de Materialidade, a construção e a definição dos objetivos estratégicos de sustentabilidade, com o estabelecimento de metas concretas. Entre os objetivos estratégicos, 11 KPIs do Dashboard ESG fazem parte da composição da remuneração variável dos executivos e foram desdobrados para toda a companhia.
“Nossos desafios estão voltados à mobilidade humana: queremos impactar positivamente a vida das pessoas que utilizam nossas rodovias, nossos metrôs e trens e nossos aeroportos. E o fio condutor do planejamento estratégico de toda a organização está baseado em práticas ESG, pois infraestrutura, para a CCR, significa fazer caminhos melhores e mais seguros, desenvolvimento das regiões, geração de empregos e renda”, diz Marco Cauduro, CEO do Grupo CCR.
Há 11 anos consecutivos, a CCR integra a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e o Índice de Carbono Eficiente (ICO2), da B3. Além do ESG, outros quatro eixos fazem parte da ambição estratégica 2025 da companhia: clientes; colaboradores; reputação e negócio.
CCR e metas ESG
Destaques em 2021
– Redução de emissões de GEE de escopo 2 em 25% em relação a 2019
– 10% de consumo de combustíveis de fontes renováveis
– Taxa de reaproveitamento de resíduos >22,14%
– Restauração florestal de 1,8ha
– 92% de funcionários locais nas operações
– 1,2 milhão de pessoas beneficiadas pelos projetos
– >50% de vagas de liderança preenchida por mulheres
– Turnover voluntário de 6,13%
– Índice de acidentes de trabalhadores empregados de 4,53
– 95% dos colaboradores treinados no novo Ciclo do Programa de Compliance
– Due dilligence em 95% de fornecedores e parceiros de alto risco
Principais metas até 2025:
– CDP Supplier Engagement (A-)
– Plano de Descarbonização e Construção de metas SBTi
– Atualização da Política de Mudanças Climáticas
– Construção do Plano de Mudanças Climáticas da CCR
– Projeto TCFD – a task force on climate-related financial disclosures
– Implantação estratégica da Dupla Materialidade
– Dar continuidade aos compromissos que contribuem para os ODS, especialmente aqueles com maior materialidade em relação aos negócios do Grupo
– Energia renovável proveniente de usinas fotovoltaicas
– Gestão e monitoramento de fauna – travessias subterrâneas
– 93% dos colaboradores contratados em municípios onde a CCR atua
– Censo de Diversidade e Cartilha de Diversidade
– Instituto CCR: 26 projetos gerenciados
– Segurança: + de 18 mil atendimentos, gerando NPS de 93,20
– Cumprimento do acordo e melhorias do Programa de Compliance da CCR
– Compliance: 93% das operações avaliadas quanto aos riscos de corrupção e + de 14,4 mil colaboradores treinados
– Laboratório de Inovação – Fortalecer a Inovação e Tecnologia viabilizando processos cada vez mais sustentáveis
Sobre o Grupo CCR: o Grupo CCR atua nos segmentos de concessão de rodovias, mobilidade urbana, aeroportos e serviços. São 37 ativos, presença em 13 estados brasileiros e 17 mil colaboradores. O grupo é responsável pela gestão e manutenção de 3.615 quilômetros de rodovias, realizando 3,6 mil atendimentos/dia. Em mobilidade urbana administra serviços de transporte de passageiros de metrôs, VLT e barcas, transportando diariamente, 3 milhões de passageiros. No segmento de aeroportos são mais de 42 milhões de clientes atendidos anualmente. Mais em: Grupo CCR