Muito além de um corpo perfeito, é a busca pela qualidade de vida para aguentar a correria do dia a dia que tem motivado muita gente à prática de exercícios Exames médicos, escolha de um esporte ou exercício e avaliações são os primeiros passos para quem quer encarar a mudança. O que muitos não se atentam é que detalhes como roupas e calçados adequados podem ser essenciais nesta nova rotina. Além do conforto no momento das atividades, estes itens proporcionam melhor aproveitamento dos exercícios, sendo possível gastar energia de forma mais saudável.
O educador físico Peterson Albuquerque, coordenador técnico da academia Fórmula, localizada no Shopping Campo Grande, pontua a importância do uso de roupas confortáveis, com tecidos leves, para quem pratica algum esporte ou, ainda, frequenta academia. “Mesmo nós dias mais frios, há quem prefira usar roupas pesadas, principalmente os que malham pela manhã. Hoje já é possível encontrar no mercado malhas desenvolvidas com tecnologia de aquecimento, dispensando a necessidade de um casaco, por exemplo”, orienta.
No verão, o mais indicado são roupas feitas com tecido de algodão fino. “Existe uma opção chamada Dri-Fit, que absorve o suor e ajuda a manter o corpo mais seco”. Em qualquer que seja a estação do ano, o mais indicado é uso de roupas que proporcionem maior liberdade para a execução dos exercícios. Quanto mais confortável o corpo estiver, melhor serão os treinos.
E se engana aquele que pensa gastar mais calorias por usar roupas fechadas. “Às vezes a pessoa vem com dois moletons e está suada, quase desmaiando de tanto gerar calor dentro da roupa, e isso não é saudável. A transpiração deve acontecer de forma confortável, independentemente do horário do dia”, alerta o profissional.
Calçados adequados
A loja Centauro divulgou uma avaliação feita pelos próprios clientes, que são pessoas com hábitos esportivos. De acordo com o levantamento, os modelos masculinos mais recomendados para academia, treinos e corridas de longa e curta distância são os Ultraboost, da Adidas, e Pegasus, da Nike. Já os calçados mais procurados apenas para academia e caminhada são os modelos Nagoya e Blocker, da Asics. No quesito feminino, há também maior procura pelo modelo Ultraboost, da Adidas, quando o assunto é treino em academia e corridas. Já para as caminhadas, os mais indicados são os modelos Winflo, da Nike, Nagoya, da Asics, e o Revolution, da Nike.
“Coletamos a avaliação dos clientes após a compra, no formato de nota (de 1 a 5 estrelas). Além disso, verificamos qual o perfil desse cliente (iniciante, praticante, corredor profissional, entre outros), qual a ocasião de uso (caminhada, corrida, dia a dia, etc), e deixamos também a possibilidade do cliente registrar um comentário”, explica Artur Silva, diretor de marketing da loja.
O calçado apropriado é essencial e deve ser o mais leve possível para facilitar a prática dos exercícios físicos. A dica é: antes de praticar, procure a ajuda de algum profissional de educação física. “Na musculação, quanto mais baixo for o tênis, melhor, pois assim ele dá estabilidade nos movimentos que exigem biomecânica voltada para a firmeza do pé”, reitera Peterson.
Muitos escolhem calçados não recomendados para caminhar ou correr, apenas por serem esteticamente bonitos. Isso traz grande risco de gerar uma lesão muscular, fratura por estresse ou mesmo algum agravo osteoarticular. Um tênis errado ou desconfortável pode, ainda, causar incômodos a curto e longo prazo, como compressão excessiva dos pés e tornozelos, restringindo o fluxo sanguíneo.
Onde encontrar
Em diversas lojas do Shopping Campo Grande, é possível encontrar de roupas a acessórios indicados para a prática esportiva. Entre os locais disponíveis, além da Centauro, estão a Skechers, Planeta Esportes, Anita, Authentic Feet e World Tennis, e o cliente pode encontrar camisetas com tecnologia de absorção, luvas para musculação, joelheiras e cinta modeladora, além de tênis específicos para cada tipo de atividade. “Alguns itens opcionais, mas que podem fazer a diferença e garantir melhor rendimento nos exercícios”, conclui o educador físico.