Por Júlio César Mendes
Release, press-release, sugestão de pauta. Não importa qual seja o nome. O release é uma das principais ferramentas da assessoria de imprensa. Mas não é a única (para saber mais, continue acompanhando nossas dicas).
Bom, o release é utilizado para divulgação de fatos importantes de marcas, empresas, instituições ou pessoas. E como isso é construído? Esse material é basicamente, um texto jornalístico, que precisa ser muito claro, consistente e com informações que possam subsidiar a pauta dos jornalistas. Precisa ter fontes, fotos e, se puder, dados do setor ou segmento daquela marca ou assunto. Esse trabalho possivelmente pode se transformar uma reportagem de rádio, TV, sites, jornais impressos e revistas e, por isso, precisa estar redondinho. É uma forma de emplacar o cliente de forma espontânea na imprensa, sem pagar pela veiculação. Com esse tipo de divulgação, uma empresa ou marca pode se tornar mais conhecida na sociedade. Mas não se engane. Release não vende. Seu cliente não pode ter a ilusão que com um release ele conseguirá aumentar o fluxo em sua loja ou fechar parcerias de negócio. O release é apenas um dos caminhos. Ele serve como estratégia para fortalecer a imagem, tornar a marca mais conhecida, resgatar uma imagem positiva, caso tenha passado por alguma crise, entre outras funções, mas nunca, sozinho, um release é capaz de trazer lucro para o seu cliente.
E se você quiser saber mais sobre os releases que fazemos basta olhar aqui no site da Sato Comunicação.
Um abraço e até a próxima!