Universo digital atrai novos leitores e impulsiona hábito da leitura entre jovens
Leituras coletivas por meio das redes sociais vem ganhando adeptos
Ler é um hábito para pelo menos cerca de 100 milhões de brasileiros, que compõem 52% da população. Os dados são da 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura do Brasil, divulgada no ano passado, com base em dados de 2019. O estudo revela, porém, uma queda de cerca de 4,6 milhões de leitores entre 2015 e 2019, e que esses leitores têm usado o tempo livre para assistir televisão, usar a internet e redes sociais, dentre outras opções. E dentre os entrevistados, 82% afirmaram que gostariam de ler mais.
Comemorado nesta sexta-feira (23), o Dia Mundial do Livro traz à tona justamente a seguinte questão: o que fazer para atrair novos leitores? Uma das ferramentas utilizadas tem sido a própria internet, uma rede infinita de conteúdos para todas as idades e gostos. Os apaixonados pela Literatura têm usado as redes para incentivar o hábito da leitura em novas pessoas, principalmente entre os mais jovens, geralmente acessam mais as redes sociais para interagirem uns com os outros.
Assim, grupos de leitura virtual são formados e alguns propõem até mesmo desafios e rodas de conversas on-line para discutir os temas propostos pelas obras. O escritor e vendedor de livros, Luigi Lunewalker, que é também escritor, explica que existem alguns perfis no Instagram que disseminam essa cultura, os chamados “bookstagrans”. “Ali, os leitores mesmos se organizam para as leituras de algum livro que tenham interesse, geralmente para algum lançamento”, afirma.
Lunewalker comenta que, recentemente, o perfil @stephenking_br organizou a leitura coletiva da nova obra de Stephen King, “Depois”, com apoio da editora que lançou o livro. A ideia atraiu várias pessoas. Há, ainda, uma infinidade de perfis dedicados a leituras. “Muitos autores independentes têm apostado nessas plataformas para divulgar seus próprios livros. Na internet, uma vantagem é essa organização e pessoas de outros estados podem ter acesso a determinadas obras”, destaca.
Em Campo Grande, o perfil @literaparatodos organiza esse tipo de leitura e alguns debates, com a presença de professores e especialistas sobre diversas obras e temas específicos.
Na Livraria Leitura do Shopping Campo Grande, há diversas opções e dicas de lançamentos para quem quer colocar a leitura em dia. Lunewalker separou algumas indicações para quem quer mergulhar de cabeça nesse universo: “Depois”, lançamento de Stephen King, no valor de R$ 44,90; “O Duque e Eu”, de Júlia Queen, romance que deu origem a série “Os Bridgertons”, e que na edição brochura sai por R$ 35,90, e por R$ 49,90 na edição de luxo; e “O Menino do Bosque”, lançamento de Harlan Coben, por R$ 39,90.
Os pedidos podem ser feitos por meio do número de WhatsApp (67) 99216-5177, ou pelo telefone (67) 3303-3500. Independentemente da escolha do livro, o que vale mesmo é escolher algum e se aventurar pelo mundo mágico das palavras.
Assistente de Compras, Delivery e Drive Thru – Os clientes que querem aproveitar o dia e optam por comprar de casa, o Shopping conta com a figura da assistente de compras para todas as lojas do mall. “A assistente faz o papel de atender o cliente, oferecendo uma experiência ainda mais completa ao consumidor. Com ela, o cliente pode ter acesso, em um único canal, a todas as novidades das lojas e comprar pelo WhatsApp”, explica a gerente de marketing, Ana Paula Faustino. O atendimento personalizado da assistente de compras é gratuito, disponível de segunda à sábado, das 12h às 20h, e o cliente escolhe se prefere receber seu pedido em casa ou retirar nos nossos pontos de Drive Thru.
Além disso, as lojas seguem funcionando com a modalidade de Delivery e Drive Thru, basta verificar as lojas participantes no shoppingcampogrande.com.br/compra-online. Para as lojas, o sistema funciona todos os dias, de 10h às 21h e para alimentação, diariamente das 10h às 22h.