Da produção de mel à cutelaria, mulheres empreendedoras revelam talento e dedicação ao trabalho 

Da produção de mel à cutelaria, mulheres empreendedoras revelam talento e dedicação ao trabalho 

Dez artesãs participam da loja “Empodera Ela” no Shopping Campo Grande durante o mês de março

As mãos delicadas e o sorriso no rosto não escondem a força e dedicação de mulheres que decidiram ser protagonistas da própria história e empreender. Seja no artesanato criativo dos amigurumi, na beleza singular das joias feitas de flores naturais resinadas, na cutelaria que surpreende pelos detalhes, na beleza dos kokedamas, no aconchego dos aromas das velas perfumadas ou nos impressionantes detalhes dos bebês reborn, é perceptível a sensibilidade e a dedicação de cada artesã em seus produtos. 

Dez artesãs expõem seus trabalhos na loja “Empodera Ela”, uma iniciativa do Shopping Campo Grande, em parceria com a Feira Bosque da Paz, que seria realizada até o dia 16 de março, mas devido ao grande sucesso, foi prorrogada até o fim do mês. O espaço integra ações alusivas ao Mês da Mulher  do centro de compras que, em 2025, decidiu reforçar a importância do empreendedorismo feminino como fator de transformação social.

O doce sabor do sucesso – Quem olha para Loyara Zanetti Trevejo, nem imagina que por trás da imagem delicada de uma jovem de estrutura física delicada, se esconde uma dedicada empreendedora. Sorridente durante o atendimento, ela revela uma marca no braço, daquilo que podemos chamar de ‘ossos do ofício’ – uma picada de abelha, resultado da última colheita de mel.

Esteticista e educadora física por formação, começou a trabalhar na apicultura com os pais durante a pandemia. O pai foi chamado por um colega de trabalho para ajudar a eliminar um enxame de abelhas que ‘acidentalmente’, se tornou a nova fonte de renda da família. “Meu pai ama animais e não quis exterminar as abelhas, por isso, levou a colmeia para a chácara. Lá, começou a cuidar e repentinamente veio a produção de mel. A produção seria para nosso consumo, mas começaram a nos pedir e assim fundamos o Apiário Trejano”, conta.

A jovem, hoje com 27 anos, cursa Nutrição para desenvolver outros produtos a partir da matéria-prima. A venda e a produção de mel é um negócio de família, que reúne  Loyara, sua mãe e seu pai. Por mais que a empresa seja um negócio de pequeno porte, é de grande significado para o empreendedorismo feminino em Mato Grosso do Sul. Hoje o estado conta com 136.500 empreendedoras, conforme relatório técnico do Sebrae/MS (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa), divulgado em novembro de 2024.

Fluxo do Shopping e novos consumidores – Com grande fluxo de 980 mil visitantes por mês, o Shopping Campo Grande reforça seu papel como fomentador do desenvolvimento econômico ao disponibilizar o espaço situado no 2° piso para as artesãs apresentarem seus produtos. “O Shopping tem uma grande quantidade de mulheres que, diariamente, fazem a roda girar. São lojistas, gerentes e funcionárias e, no time interno, lideranças e membros da equipe que pensam diariamente em melhorar a experiência para o cliente. Por isso, incentivar o empreendedorismo e a autonomia feminina está em nosso DNA”, enfatiza a gerente de Marketing, Gabriella Alves.

Entre os visitantes do Shopping em 2024, 56,5% dos consumidores são das classes A/B, com uma renda média de R$9.505,00. São 980 mil visitantes por mês em busca de experiências e um consumo potencial de R$ 1.723 milhão por mês. Com a loja “Empodera Ela”, o centro de compras possibilita às artesãs apresentar seu trabalho para os mais diferentes consumidores, que se interessam por itens de qualidade, com os mais diversos valores.

Para Carina Zamboni, presidente da Feira Bosque da Paz e parceira do evento, o espaço tem um papel fundamental na vida das expositoras. O ambiente proporciona uma plataforma que vai além da simples exposição de produtos. “Estar no Shopping contribui significativamente para a autoestima das artesãs, ao reconhecer e valorizar o talento e a dedicação presentes em cada peça criada. Além disso, oferece uma oportunidade para que essas profissionais coloquem sua marca em evidência, ampliando seu mercado consumidor e a possibilidade de atingir um público diferenciado”, detalha.

A loja Empodera Ela funciona até o final do mês de março, no 2° piso (próximo à loja Claro) durante o horário de funcionamento do Shopping. Participam da iniciativa as expositoras: Aromas Aversani, Divina Joya, Azas Kokedamas e mini jardins, Apiário Trevejo, Ateliê Exemplo de Fé, Liangels Reborn Dolls, Sant Aromas, Comemore Plantas Naturais, Cutelaria Tuiuiú Wood e Flávia  Amorim Amigurumis.

Dignidade Menstrual – Uma das principais características da iniciativa do “Empodera Ela” é o apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade. Todos os anos, são arrecadados absorventes e itens de higiene pessoal, que são doados a entidades que prestam assistência a estas mulheres.

Em 2024, a campanha arrecadou mais de 1 mil absorventes, doados à época, à SEMU (Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher). As doações podem ser entregues tanto na loja “Empodera Ela” quanto no SAC (próximo à Renner) no 1° piso. 

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