Vendas de genéricos crescem 7% em 2025 e impulsionam acesso à saúde no Brasil

Vendas de genéricos crescem 7% em 2025 e impulsionam acesso à saúde no Brasil

Campanha “Quinzena dos Genéricos” tem 30% de desconto e facilidade de pagamento

Os medicamentos genéricos são um pilar no acesso à saúde no Brasil. Nos primeiros três meses de 2025, as vendas de genéricos registraram um crescimento de 7,04%, alcançando a marca de 553 milhões de unidades comercializadas. Este desempenho, que supera os 517 milhões de unidades vendidas no mesmo período de 2024, atesta a preferência dos consumidores por essa alternativa econômica e eficaz.

Para celebrar o Dia Nacional do Medicamento Genérico, comemorado em 20 de maio, as Farmácias SempreFort — bandeira do Grupo Pereira — lançaram a “Quinzena dos Genéricos” em suas sete unidades de Mato Grosso do Sul, sendo seis na capital, e uma em Dourados. Até 31 de maio de 2025, clientes que utilizarem o Vuon Card, cartão de crédito exclusivo do Grupo Pereira, terão 30% de desconto em medicamentos genéricos. O cartão permite parcelar as compras em até 6 vezes sem juros, com parcela mínima de R$ 30,00, podendo ser solicitado em qualquer unidade.

Economia e saúde: o impacto dos genéricos no dia a dia

A importância dos genéricos vai além dos números. Atualmente, eles representam mais de 39,03% das vendas em categorias, especialmente aquelas voltadas para o tratamento de condições crônicas como hipertensão e colesterol, além de enfermidades do sistema nervoso central, como os transtornos de ansiedade.

Por imposição legal, o preço dos genéricos deve ser, no mínimo, 35% inferior ao dos medicamentos de referência. Na prática, no entanto, o desconto médio chega a 67%. Desde sua introdução no mercado, a categoria já proporcionou uma economia direta aos consumidores que se aproxima dos R$ 346 bilhões.

Genéricos impulsionam o tratamento de doenças crônicas e saúde mental

A penetração dos genéricos em segmentos da saúde é cada vez mais presente. Em 2024, sua participação de mercado em unidades entre os medicamentos para controle da hipertensão atingiu 75,46%, um salto de 14,74% em relação ao ano anterior. No combate ao colesterol, a participação alcançou 52,02%, com aumento de 42,86% nas vendas.

No campo da saúde mental, os genéricos demonstram igual relevância, com 68,44% de participação entre os antidepressivos e 75,41% entre os ansiolíticos, registrando crescimentos de 56,83% e 8,27%, respectivamente. Além de uma fatia de mercado superior à média do setor, os genéricos têm se distinguido pela rapidez com que avançam nas categorias dedicadas a doenças crônicas, tornando-se indispensáveis na rotina de milhares de brasileiros.

Legado da Lei dos Genéricos: 26 anos de acesso facilitado

O êxito dos medicamentos genéricos, disponíveis nas farmácias brasileiras desde 2001, está ligado à Lei 9.787, de 1999. Esta legislação, que completou 26 anos em 20 de fevereiro, introduziu o conceito de medicamentos genéricos no Brasil e estabeleceu toda a regulamentação para a categoria. Foi a partir desse marco legal que o Brasil iniciou a produção local desses medicamentos, culminando na criação do Dia Nacional do Medicamento Genérico, celebrado anualmente em 20 de maio.

Os dados são de um levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (PróGenéricos), com base em indicadores do IQVIA, um instituto global especializado no monitoramento do setor farmacêutico.

Sobre o Grupo Pereira

Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira completa 63 anos de história em 2025. Atualmente, conta com 22 mil funcionários nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.

O Grupo Pereira tem 143 unidades de negócio, incluindo 30 lojas da rede de supermercados Comper, 68 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), 7 lojas Schmit, 3 filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 27 lojas SempreFort (varejo farmacêutico), um Broker — distribuidor oficial da Nestlé —, 5 agências de viagens, 2 postos de combustível e um Centro de Distribuição. Além disso, o Grupo Pereira completa seu ecossistema de soluções ao incluir o braço logístico Perlog e os serviços financeiros do Vuon, que inclui o private label Vuon Card, com mais de 1,5 milhão de cartões emitidos, além de gift cards, seguros e assistências.

O Grupo Pereira é o primeiro varejista brasileiro a ser contemplado com o selo CAFE (Certified Age Friendly Employer), concedido pelo norte-americano Age Friendly Institute a empresas que promovem a contratação e retenção de funcionários 50+.

Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva por meio da excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira também contribui para a sociedade por meio de diferentes programas socioambientais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ultimas Notícias

  • All Post
  • Cultura, Arte e Lazer
  • Economia
  • Esportes
  • Eventos
  • Meio Ambiente
  • sem categoria
  • Solidariedade
    •   Back
    • Emprego
    • Tecnologia
    •   Back
    • Entretenimento
    • Moda e Beleza
    • Vida Saudável
    • Gastronomia
    • Saúde

Categories

© 2024 por Afranio Pissini