Depois dos exageros do fim de ano é tempo de retomar a rotina e se dedicar para uma vida mais saudável
Passadas as festividades de fim de ano, chegou a hora de colocar em prática algumas das metas estipuladas por várias pessoas no início deste ano. E um dos objetivos mais citados é o de deixar a procrastinação de lado e iniciar uma vida saudável em 2025. A alimentação aliada a prática de exercícios físicos faz toda diferença neste momento e pode ser feita de maneira atraente e nutritiva por meio de dicas simples conforme aconselha a nutricionista Letícia Chessini, encarregada da Regional de MS do Grupo Pereira, que reúne o Fort Atacadista e os Supermercados Comper.
Diferente do que muita gente faz, quem quer “mudar” e ter uma vida mais saudável não pode ser radical e começar com restrição alimentar. “Quando a dieta é muito restritiva o risco de falha é grande”, aponta. Letícia recomenda ainda se “alimentar com consciência, diversificando o prato”. “O segredo é não comer em excesso, evitar alimentos ultraprocessados e bebidas alcoólicas”, garante. Outro ponto de atenção e que precisa ser incluído na nova rotina é a hidratação e a prática de atividades físicas.
A profissional também aconselha que, assim como as festas de fim ano, a mudança alimentar pode ser feita em família ou entre amigos. “Todo mundo muda a alimentação e todos se motivam. Fica mais fácil.”, garante a nutricionista.
Comece com atividades de baixa intensidade
O educador físico, Bruno Mareco, aponta que para aqueles que desejam iniciar uma vida mais equilibrada, seja com a intenção de perder peso ou visando qualidade de vida, a principal orientação é incluir em sua rotina a prática de atividades físicas e optar por alimentos mais saudáveis. Começar com atividades de baixa intensidade, de duas a três vezes por semana para os sedentários. “O recomendável antes de começar, é fazer uma avaliação física para objetivar os planos e ter uma adaptação saudável aos estímulos, principalmente para aqueles que estão sem fazer nada há um bom tempo”, recomenda.
Engana-se também aqueles que acreditam que vão gastar muito para se alimentar melhor. A aposentada Elisa Massunari indica frutas e verduras da estação. “Uma opção é preparar porções saudáveis no início da semana e guardá-las na geladeira, e deixar as frutas lavadas e prontas para quando precisar delas. Ter uma variedade de frutas que a pessoa gosta, além de verduras e legumes ralados ou cozidos é um pontapé importante”, aconselha. Ela tem 74 anos e faz pelo menos uma hora de exercícios diariamente.