Ação social leva alegria e consciência ambiental a crianças assistidas por entidade no Aero Rancho
Projeto ‘Leitura para Todos’ doou livros sobre preservação do meio-ambiente à AMATI; outras instituições serão contempladas
Com o compromisso de mudar a realidade das comunidades e entidades que realizam trabalho de inclusão, os shoppings do grupo ALLOS promovem a quarta edição do projeto ‘Leitura Para Todos’, com objetivo de incentivar o hábito da leitura entre crianças em situação de vulnerabilidade e reforçar a importância dos livros como agentes de transformação social. Em todo o Brasil serão distribuídos 100 mil livros.
O Shopping Campo Grande, apoiador de boas práticas sociais, disponibilizará 650 unidades do livro infantil “Suvaco – O oceano e uma viagem no tempo”, que aborda a necessidade do cuidado com o oceano e com o meio ambiente, trazendo ainda a possibilidade de dois desfechos distintos, a depender de como os humanos cuidarão do oceano nos próximos anos. Deste total, 200 unidades foram encaminhadas à AMATI (Associação de Mães Trabalhando a Inclusão), localizada no bairro Aero Rancho.
A entrega aconteceu na noite desta quarta-feira (03), em uma festa que reuniu contação de histórias, teatro, música, guloseimas e muita diversão para cerca de 200 pessoas, entre crianças e familiares. Uma das crianças que recebeu o livro e começou a ler no mesmo instante foi Rebeca Sophia, de 6 anos, uma das alunas da AMATI. Para ela, o livro desperta curiosidade e ensina de maneira simples. “Gostei do livro porque tem muitas cores e o cachorro que ensina que não pode sujar, que o lixo faz mal para a natureza”, conta animada.
Sobre a AMATI – Instituição sem fins lucrativos, a organização atende cerca de 250 crianças e jovens, entre 5 e 16 anos e depende de iniciativas como esta para manter seu trabalho de apoio à comunidade, como explica a assistente social, Alessandra Caetano Cacho. “Essa doação é de muita valia para nossos assistidos, já que as crianças receberão um carrossel de novidades e nos sentimos muito honrados. Sabemos que a leitura é um divisor de águas para crianças e adolescentes, ampliando sua percepção de mundo com material de qualidade”, avalia.
Atuando em frentes transversais, o Shopping vai além da economia e entretenimento, reforçando seu compromisso socioambiental, como detalha a gerente de Marketing, Gabriella Alves. “As ações de incentivo e acesso à leitura são contínuas, com doações de livros em várias ações durante o ano. Porém, dessa vez o contexto é ainda mais amplo, pois, traz por meio do lúdico, o debate sobre o meio-ambiente, tema que se torna mais amplo e indispensável a cada dia. Levar a consciência às crianças é uma forma reforçar o comprometimento e ser um agente transformador”, destaca Gabriella.
Sustentabilidade – A quarta edição do projeto traz as aventuras de um cãozinho chamado Suvaco, que encontra uma máquina do tempo e embarca em uma jornada para o ano de 2030, que marca o encerramento da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável da ONU – conhecida como Década do Oceano.
A história do livro se encontra com os compromissos de sustentabilidade firmados pela ALLOS até 2030. Dentre eles, estão alcançar um índice de 90% de reciclagem dos resíduos sólidos gerados nas operações dos shoppings, implantar infraestrutura completa para reuso de água em todo o portfólio, e atingir a marca de carbono zero.
Escrito por Jana del Favero e Mariana Trindade, e ilustrado por Gilberto Cunha Jr e Mariane Soares, o livro foi apoiado pelo programa Maré de Ciência da UNIFESP e endossado pela Década do Oceano da Organização das Nações Unidas (ONU). A edição conta com duas páginas sobre a ALLOS, além de cinco páginas com desenhos para colorir e atividades de ligar os pontos.
Visando atrelar o projeto de maneira 360º ao tema social, foi acordado também com as autoras e os ilustradores que a verba referente aos direitos autorais será usada para impactar ainda mais crianças. Mais livros foram comprados e serão doados ao programa Maré de Ciência, responsável pela distribuição dos exemplares para escolas de educação infantil.
Além da AMATI, o Shopping Campo Grande destinará parte dos exemplares para o programa Sorrisos Literários, da Prefeitura Municipal de Campo Grande, AACC/MS (Associação de Amigos das Crianças com Câncer) e também há unidades disponíveis para os clientes que podem retirar o livro gratuitamente no SAC (em frente à Renner), enquanto houver estoque disponível.